5 DICAS DE SEGURANÇA PARA CORRIDA

Equipe Fórmula Atlética      quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

5 DICAS DE SEGURANÇA PARA CORRIDA.

Isso é assunto recorrente ao iniciar um acompanhamento com assessoria esportiva, onde o atleta recebe muitas orientações, inclusive nesse aspecto de segurança.

Listamos algumas das principais dicas aos corredores, como proteção aos eventuais problemas no trânsito.

1. Identificação pessoal.
Se você pertence a uma assessoria esportiva e costuma correr de uniforme, isso já uma identificação. Pois caso ocorra algum tipo de acidente com você, podem tentar contatar seu técnico ou companheiros de equipe. A principal indicação é sempre levar algum documento pessoal, sua carteira de convênio médico (se houver) e um papel com os números de emergência (familiares). Se não quiser levar esse tipo de documentação na mão, faça uma etiqueta pra anexar ao seu tênis, tipo chip de prova. Caso seja possível, correr levando consigo o seu celular também é uma ótima opção.

2 - Música, sim ou não? – Independente se você é corredor de rua ou do tipo que prefere correr em estradas, trilhas, praia, etc, a preferência é não ouvir música. A distração causada pela música, reduz sua atenção no trajeto, fazendo com que você não ouça sons importantes e de segurança, como buzinas, sirenes, cães latindo, ciclistas pedindo passagem, ou qualquer outra ameaça próxima. Se mesmo assim, você necessita de algo externo para mantê-lo motivado na corrida, ouça a música bem baixinha, e mantenha-se em alerta com o ambiente.

3. O motorista viu você?

Se você é corredor mas também motorista, sabe que a comunicação pela sinalização no trânsito é essencial. Como corredor, só passe em frente a um carro, se você tiver certeza de que o motorista viu você pois muitas vezes ele pode estar observando o GPS, trocando a música, falando ao celular, de olho na criança no banco de trás, e não viu você correndo. Se necessário, sinalize com as mãos, indicando sua passagem ao atravessar cruzamentos e faixas.

4. Visibilidade extra

Além da atenção que você deve ter com os motoristas, é sempre bom facilitar a visibilidade deles em relação a você. Como? Dê preferência por roupas e acessórios coloridos que tornem você visível no trânsito de veículos, ciclistas e até de outros corredores. No caso de corridas noturnas ou com neblina, use também itens refletivos e acessórios como lanternas específicas para corrida, que tornam você ainda mais visível.

5. Dinheiro pra emergência!

Tenha sempre algum dinheiro no bolso para o caso de algum tipo de emergência. Você pode necessitar comprar uma água pra se hidratar  (além do planejado), pegar um ônibus ou táxi se alguma bolha, machucado ou mal estar ocasional estiver lhe incomodando, comprar um petisco ou um isotônico pra dar uma energia extra no treino, enfim, é sempre importante estar bem prevenido.

 

Existem muitas outras dicas sobre esse assunto, mas preferimos optar por estas. Se você também dicas que já usa, compartilhe conosco aqui nos comentários!

Sua participação é sempre bem-vinda. 

Comentários