Bola Suíca ou Fitball

Luís Rafael Rodrigues Faria Rocha      quinta-feira, 9 de março de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

A prática de exercícios com Fitball é um desafio maior que os exercícios praticados em apoios fixos, devido a instabilidade que proporciona. Velha conhecida das aulas de pilates, atualmente está presente fortemente em em aulas de alongamento, relaxamento, abdominal, condicionamento físico e localizado. Confira!!

História

Esta bola que é conhecida por Fitball, surgiu primeiramente nos anos 70 na Suíça. São imensas bolas de vinil com diferentes diâmetros e capacidade para suportar 300 quilos têm o grande mérito de servir de apoio macio e flexível para a coluna vertebral e para os joelhos, evitando traumas e lesões tão comuns no mundo do fitness.

Fitball Fortalecimento Assessoria Esportiva Fórmula Atlética

 

Durante muito tempo foi usada por fisioterapeutas em programas preventivos, corretivos posturais, condicionamento de deficientes físicos e também de reabilitação de lesões.  

 

Aplicação

 

Engana-se quem pensa que está bola é utilizada somente em aulas de pilates, a fitball invadiu as aulas de ginástica postural e hoje está presente na maioria das grandes academias e estúdios de Treinamento Funcional. Ela está presente em aulas de alongamento, relaxamento, abdominal, condicionamento físico e localizado, em aulas de exercícios para braços, pernas, coxas, glúteos e abdômen, trabalhando força, equilíbrio, flexibilidade e coordenação.

A prática de exercícios com Fitball é um desafio maior que os exercícios praticados em apoios fixos, e pode ser feito tanto por homens como por mulheres de qualquer idade, sempre que não exista uma restrição médica, como por exemplo um histórico de lesões.

Este tipo de ginástica é recomendável para pessoas que sofrem de dores cervicais, lombares e também para mulheres grávidas, já que ao praticá-lo promove mias equilíbrio sobre a bola e se corrigem algumas más posturas.

 

Tamanhos

 

Como falado anteriormente, as Fitball variam em diversos tamanhos. Normalmente, os fabricantes utilizam diferentes cores (amarelo, vermelho, laranja, cinza, azul...) para diferenciar os tamanhos (diâmetros) que se adequam a uma faixa de altura de cada aluno, e essas  são bastante atrativas aos olhos e ao corpo, fazendo com que a sensação de exercita-se na bola seja extremamente agradável. 

Basicamente escolhe-se o tamanho da bola em função da altura da pessoa que o pratica, a medida correta é quando a flexão das pernas uma vez estando sobre a bola, seja de um ângulo de 90°.

 

Benefícios

 

* Trata-se de um tipo de ginástica que é completo.

* Melhora o equilíbrio e a coordenação do corpo.
* Melhora as más posturas.
* É de baixo impacto.
* Tonifica o corpo.

Onde encontrar

 

Além de material indispensável das academias, estúdios de Pilates e Treinamento Funcional, a Fitball é vendida em qualquer loja de artigos esportivos. Dependendo do fabricante terão de 3 a 5 tamanhos disponíveis, em geral: muito pequeno (45cm de diâmetro) para pessoas com baixa estatura, pequeno (55cm) para pessoas de baixa para média estatura, médio (65cm) e grande (75cm) normalmente utilizada na maioria da população, e muito grande (85cm).

 

Atenção

Apesar de fácil acesso, de todos os benefícios citados e de haver muitas possibilidades (aparentemente fáceis) de utilização da fitball, o ideal é que você procure a orientação de um profissional especializado (educador físico ou fisioterapeuta), pois os posicionamentos na bola devem ser corretos para que não hajam sobrecarregas indesejadas em regiões do corpo que não devem ser atingidas e assim resultar em lesões.

Existem diversos vídeos que podem auxiliar você a utilizar a fitball em casa, inclusive a maioria dos fabricantes disponibiliza cd's com dicas de exercícios e utilização da bola juntamente com o produto. Mas, ainda assim, é muito mais seguro a orientação de um profissional. Se você não gosta de academias e não tem condições de pagar um personal trainer, você pode "contratar" um profissional para lhe ajudar a montar o treino e realizar os exercícios de maneira segura e correta até você conseguir realizá-los sozinhos.

 

Fica a dica!!

Comentários