Como melhorar seu tempo nos 10 km?

Luís Rafael Rocha - Preparador Físico      quarta-feira, 17 de maio de 2017

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Nem sempre quantidade é qualidade. Muitos imaginam que para melhorar o tempo 10km, deve-se aumentar a quilometragem rodada ao longo da semana. É natural que, conforme for adquirindo uma evolução, sua distância aos poucos irá aumentar, porém isso não é o fator determinante para ganhar mais velocidade e constância de ritmo durante a prova.

 

 

Treinos intervalados com variação de intensidade são essenciais para melhoria do tempo. Outro tipo de treino semelhante e ponto importante é a realização de intervalado em tiros, aquele treino com uma velocidade maior em uma distância mais curta, seja este de 200m ou até de 1200m, dependendo da fase de sua preparação.

 

Devemos sempre tomar cuidados com o número de provas a participar, quando pensamos em melhorar nosso tempo nos 10 km. Correr provas todo final de semana poderá fazer com que você tenha um risco maior de lesões, sendo que uma prova tem uma intensidade maior do que o treino. Realize no máximo, uma ou duas provas de menor distância dentro da preparação, pois ela também será importante para ganhar ritmo de prova, liberar a tensão da largada.

Mais um ponto importante, é conciliar os treinos de fortalecimento com a corrida, pois esse treino que irá proteger suas articulações e melhorar o desempenho muscular para seu desempenho nas provas. Não pense que fortalecer apenas as pernas é o suficiente, não podemos deixar de fortalecer a região de abdômen, costa e quadril, já que a região do CORE irá dar mais equilíbrio durante a corrida.

 

Trace uma meta, um objetivo de quando quer atingir seu Record Pessoal, converse com seu treinador e defina dentro de sua programação um objetivo final, para que após sua preparação, atinja a sua marca desejada nos 10km.

 

BONS TREINOS!

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