Corrida: Quantidade X Qualidade

Fórmula Atlética      quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

A quantidade nem sempre significa qualidade.

E o que isso tem a ver com atividade física? TUDO!

E aqui vamos falar sobre a quantidade e qualidade no sentido de treinamento de corrida, e sem relação com aspectos de acessórios, vestimenta e itens externos que possam influenciar no seu desempenho.

A grande maioria das pessoas, quando começa  a descobrir ou realizar determinada atividade, tem a tendência de ir com “muita sede ao pote”. E é assim também com a corrida, querem  correr todos os dias e o máximo que o corpo suportar pensando muito na quantidade de dias que treina ou no tempo empenhado na atividade.

Porém, quantidade não é sempre sinônimo de qualidade.

A ideia de que correr todos os dias é indicativo de: vou melhorar meu tempo na corrida, vou emagrecer mais rápido, vou conseguir completar os 5km da prova tal, do ponto de vista de treinamento é equivocada, além de ser prejudicial a saúde e bem estar do indivíduo que acredita nisso. Se fosse dessa forma, qualquer pessoa poderia começar a se preparar para correr uma maratona (42.195m) em 30 dias. É possível?  Sim, mas qual é o objetivo dessa pessoa, simplesmente chegar a qualquer custo ou concluir a prova e ainda poder andar normalmente nos dias seguintes.

E o que mais acontece nesse estilo de treinamento, é a desistência. E você sabe por quê? Porque esta fazendo tudo pensando na quantidade e não na qualidade do que faz.

Se você tem um objetivo, seja qual for, durante a corrida, ser mais constante, melhorar performance pra poder concluir tal prova abaixo do tempo conquistado anteriormente, você precisa focar na forma que está realizando seus treinos.

E aí vai a dica, invista na diversificação dos tipos de corrida. Faça treinos de velocidade, longos, treinos com subida, se necessário realize treinos de recuperação pra musculatura, mas tudo mantendo o foco no seu objetivo. E sem esquecer a máxima de todo treinamento de corrida – descanso também é treino – você sabia?

Quer mais dica de como realizar um treinamento de qualidade sem perder o foco?

Acesso o link: http://www.formulaatletica.com.br/Planilha-de-Corrida

Comentários