Dezembro e Janeiro, sua planilha de corrida tem descanso ou treino?!

Luís Rafael Rocha      sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

Esses meses do ano são geralmente associados a um período de férias, descanso, passeios com a família e muitos exageros na alimentação, mas quem tem a corrida como esporte dificilmente vai perder a oportunidade de levar um par de tênis e roupas de corrida na mala, pois entre uma folga e outra, pode ser o momento ideal pra manter em dia a planilha de treinamento e fazer uma corrida, mesmo que apenas por lazer.

A ideia é excelente, ainda que seja com volume inferior em comparação ao que foi realizado no ano, correr e manter-se em movimento é importante, pois logo na sequência dessa fase de transição, virá o período de base na corrida.

O que é a base na corrida? É o alicerce, que antecede o período de competição, no caso o ano de treinos específicos e provas. E esse treinamento de base independe da modalidade de corrida que você pratica, se corrida de rua, corrida de montanha, trail running ou outro tipo.

Saiba mais sobre o período de base na corrida

Afinal, é melhor descansar 100% ou dar continuidade na planilha de corrida

Apesar do amor pela corrida, alguns corredores podem usar esse momento para se afastar dos treinos mantendo um pensamento de: EU MEREÇO UMA FOLGA! Isso acaba acontecendo, principalmente se você manteve-se em treinamento para alguma competição de longa distância ou corridas off-road (de montanha, trail running) as quais exigem mais resistência e maior volume de treinos. Então, a orientação é conversar com seu técnico sobre as duas possibilidades, treinar ou descansar.

Se a sua opção for continuar os treinos, você certamente terá diversão garantida em sua planilha de corrida, mas se optar por um período de descanso depois de muitas competições ou vai viajar de férias e não quer perder nenhum momento delas iniciando o período de base já no mês de dezembro ou mesmo janeiro, converse com seu técnico. Ele saberá dosar alguns dias de descanso, os treinos adequados ao retornar à ativa e algo ainda mais importante, saberá indicar o melhor período para início de suas competições.

Você precisa de uma planilha de corrida?

E lembre-se, sempre respeite seu corpo. É ele quem te trouxe até aqui e é ele que irá leva-lo a conquistar seus objetivos traçados para 2018. Exageros nunca são bem vindos!

Aproveite e bons treinos!

#FórmulaAtlética 

Técnico e preparador físico de corrida - Fórmula Atlética

@formulaatletica

@rafael_running_coach

 

Planilha de corrida online

Treinamento de Corrida de Rua / Corrida de Montanha

Planilhas de corrida Personalizada

Comentários