O período de base na corrida!

Luís Rafael Rocha      segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

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Os atletas de corrida, corredores amadores ou não, estão sempre em busca de novos desafios, percursos e conquistas.

O encerramento e início de um novo ano, é o momento ideal para analisar e colocar no papel as provas de corrida mais cobiçadas e juntamente com seu técnico de corrida, traçar e planejar seus objetivos para 2018, mas dê olho no calendário, antes de iniciar a fase de treinamento competitivo existe outra etapa, chamada de BASE.  

Você corredor, já ouviu falar no período de base na corrida? Se você além de praticar corrida, também curte futebol, com certeza sabe do que estamos falando.

É aquele momento de pré-temporada das equipes, geralmente no mês de janeiro ou mesmo ainda em dezembro, preparação para toda a temporada de jogos que estão por vir no ano.

Um trabalho focado em fortalecimento, exercícios técnicos e, claro, o treino específico da modalidade.

Na corrida é a mesma coisa, e esse treinamento de base independe da modalidade de corrida que você pratica, se corrida de rua, corrida de montanha, trail running ou outro tipo.

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O que é a base na corrida?

Como o próprio nome diz, a base, é o alicerce, que antecede o período de competição, no caso o ano de treinos específicos e provas.

Um período específico com treinos que envolvem técnicas de corrida, trabalhos de força, entre outros, em muitos casos são realizados em circuitos e isso levando em consideração os tipos de competições que o atleta irá fazer, se corrida de montanha, trail runinng, corrida de rua, maratona, enfim, sempre observando os  objetivos que o atleta terá pela frente o ano todo .

Esses treinos devem seguir um planejamento para que sejam bem elaborados e executados, se descritos em uma planilha de corrida ficam ainda mais fáceis de serem analisados pelo corredor.

Esse planejamento de base pode durar cerca de 4 a 8 semanas de treinamento, variando de acordo com o tipo de corrida e objetivo de cada atleta.

Veja o vídeo da Fórmula Atlética falando sobre base na corrida

Posso realizar o período de base?

O período de base pode ser realizado por corredores de todos os níveis de condicionamento na corrida, de iniciantes a ultramaratonistas. A elaboração dos treinos deve respeitar essa individualidade de casa atleta.

Se você já possui acompanhamento técnico de um profissional ou faz acompanhamento com assessoria esportiva, converse com seu técnico e foco na base, pois o ano começou!

BONS TREINOS

#FórmulaAtlética 

Período de base na corrida

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