Qual exercício é o melhor para sua saúde?

Luís Rafael Rocha      terça-feira, 25 de abril de 2017

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Exitem inúmeras modalidades de atividade física que você pode escolher, entre essas atividades físicas podemos citar: caminhada, corrida, natação, dança, patinar, ciclismo, entre outras. 

 

E todas esses tipos de exercícios se encaixam na classificação aeróbicos ou anaeróbicos, cada um tem sua função benéfica:

 

Exercícios aeróbicos: trabalham uma grande quantidade de músculos de forma rítmica, aeróbico significa “com oxigênio”. São exercícios que demandam de um determinado nível de intensidade, por um período contínuo, e estimulam a função dos sistemas cardiorespiratório, vascular e o metabolismo. São excelentes aliados do emagrecimento, pois aceleram o metabolismo e consequentemente a queima de gordura corporal.

Exercícios anaeróbicos: utilizam uma forma de energia que não depende do uso do oxigênio, são atividades de curta duração e de grande intensidade, e muitos são direcionados apenas para alguns músculos. Além disso, quanto mais músculos na composição corpórea, maior a velocidade com que se queima gordura, pois o corpo precisa de mais energia.

 

Não há como definir qual tipo de exercício é melhor, cada um tem uma função principal. O ideal é ter os dois tipos de exercícios no programa, para que se torne completo. Um exemplo de atividade que envolve os dois tipos de exercícios é o HIIT (High-Intensity Interval Training ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), que é uma atividade aeróbica com intensidades anaeróbicas.

 

O mais importante é priorizar uma atividade física que seja prazerosa para você. Quem faz o que gosta, beneficia o corpo e a mente também, e é isso que torna o exercício um hábito. Quando a atividade física é prazerosa, deixa de ser um sacrifício. Você incorpora à sua vida e quando deixa de fazê-la, sente falta. 

 

Essa necessidade não é somente subjetiva: quando um exercício está dentro de uma faixa agradável, há liberação de endorfina, um neurotransmissor que dá sensação de bem estar ao indivíduo.

 
A prática de esportes é uma boa saída para quem sofre de depressão.

 
Modalidades de esporte a dois ou em grupo, podem render ótimos resultados. Primeiro, porque a companhia de amigos pode ser um ótimo estímulo e segundo, porque a prática de esportes trás bons estímulos físicos e psicológicos.
 
 
Além disso, muitos anti-depressivos tem seus efeitos melhorados com a prática de atividades físicas.
 
 
Ta aí, mais uma dica para você!

 

Pratique esporte, pratique saúde, viva mais.
 

 

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