Seis dicas para você começar a correr!

Fórmula Atlética      segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

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Pesquisas mostram que o número de corredores cresce a cada dia no país. Confira 6 dicas de corrida para iniciantes.

Uma matéria especial feita pela revista VEJA, intitulada de País de Sedentários, e publicada com base na pesquisa feita pela Sport-MKT do Brasil, constatou que a corrida/caminhada é o 2º esporte que tem mais adeptos no país. A pesquisa foi feita em 130 cidades de todos os estado brasileiros, e isto mostra o quanto o brasileiro se identificou com esta atividade e está começando a correr.

O brasileiro está procurando cada vez mais introduzir a atividade física na sua rotina diária, ainda mais uma atividade tão saudável e simples como a corrida.
Em média, 40% das pessoas que ingressam em programas de corrida conseguem transformar o sonho em realidade, ou seja, passar da caminhada para corrida, começar a correr. Os outros 60% acabam desistindo por falta de estímulo e/ou orientação adequada, o que muitas vezes acarretam em lesões. Este treinamento deve ser personalizado, realizado por um profissional capacitado.


Quem está iniciando um programa de treinamento deve ter em mente que a evolução é progressiva, exige muita disciplina e paciência, pois são pequenos passos que vão atravessar grandes distâncias.
 
Para perceber a evolução no resultado da atividade física esta deve ser de no mínimo 3 vezes na semana, durante pelo menos três meses ininterruptos.
 
Na corrida não é diferente. Muitas pessoas iniciam caminhando no primeiro mês com treinos intervalados, inserindo gradativamente alguns trotes, e este processo já tornou quem caminhava num grande corredor, descobrindo mais e mais os benefícios da corrida.
 
Pensando em tudo isso, e vendo por muitos anos as pessoas se empenhando nesta conquista, vou passar algumas dicas para quem quer começar a dar os primeiros passos na caminhada e para aqueles que desejam passar da caminhada para a corrida.
 

Quem faz a primeira prova passa, literalmente, para o lado dos corredores e daí para frente que venham as corridas, porque surge mais um corredor.
 

 
• Procure sempre a ajuda de um Médico, e diga que você quer caminhar para um dia correr.
 
• Liberado pelo médico busque orientação de um treinador de corridas, treinado em Educação Física.
 
• Realize exercícios de prevenção para desenvolver pernas capazes de suportar o agradável impacto da corrida, evitando lesões futuras.
 
• Siga a planilha de corrida não apenas como participante. Aprenda em cada sessão de treino a desenvolver a percepção do esforço e a consciência do movimento da corrida.
 
• Visite um evento e ingresse na caminhada que normalmente é realizada junto com a corrida para sentir o gostinho da sua futura prova.
 
• Caminhe com elegância. Compare sua caminhada com a de outras pessoas e quando começar a correr faça o mesmo. Ouça seu corpo e siga o seu feeling sempre.
 
Dicas: por José Rubens D’Elia      

 

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