Tentativa Sub 2h da Maratona - Desafio histórico ou jogada de Marketing!

Luís Rafael Rocha      sexta-feira, 5 de maio de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Chegou a hora da verdade, nesse sábado, 06 de maio de 2017, no circuito de Monza na Itália, irá acontecer o Breaking 2, a tentativa de quebrar a marca de 2h da maratona, promovida pela empresa norte americana Nike.

 


 Estamos prestes a presenciar um feito histórico nesse fim de semana? Ou então, estaremos apenas alavancando ainda mais a questão de ser possível para homem quebrar essa barreira? Para especialistas essa marca, deverá ser quebrada apenas em 2030.
 

Para muitos, esse desafio não se trata exclusivamente de uma tentativa, de história ou barreira a ser vencida pelo homem, e sim, uma jogada de marketing, apenas um evento para vender mais tênis, visto que a IAAF não irá considerar oficial, como quebra de record mundial. 
 

O fato é que teremos em pista, 3 dos melhores maratonistas da atualidade nesse desafio (Zersenay Tadese, da Eritreia, Eliud Kipchoge, do Quênia, , e Lelisa Desisa, da Etiópia), além de alguns grupos de 3 atletas coelhos que entrarão na pista a cada 4,8km (duas voltas na pista), se revezando até o final do desafio para auxílio da quebra da marca. 
 

Apesar de todas as circunstâncias e os melhores atletas da atualidade, a marca a ser superada não é um desafio tão simples, visto que terão que baixar quase 3 minutos do atual record mundial, então para isso, vários fatores foram escolhidos para tal feito, o clima, o percurso, o suplemento especial (não divulgado pela Nike), e o calçado (não seria um doping tecnológico?)
 

Sempre houve a polêmica sobre uso de próteses que auxiliam para-atletas, tivemos muitos questionamentos sobre o retorno de energia da tecnologia Boost da Adidas, e agora temos a placa de carbono na entressola do Nike Zoom Vaporfly Elite (que será usado no desafio).
 

Polêmicas a parte, desconfianças, tênis não corre sozinho, suplemento não sai correndo, e sim os atletas tem que estar bem treinados e dedicados a tal desafio, então este já está lançado e as 00:45 de Brasília (5h45 da manhã em Monza) teremos a largada para descobrirmos se veremos a história acontecer ou ela será adiada.
 

Quem quiser acompanhar ao vivo a transmissão do evento, a nike disponibilizou o link de transmissão pela web:  nikebreaking2.twitter.com

 

Comentários